Qual a importância da autoestima positiva na sua vida?

Autoestima positiva

Como anda a sua autoestima positiva? Cara leitora, a autoestima é algo extremamente importante para a saúde mental e física de qualquer pessoa, seja homem ou mulher.

Sentir-se bem consigo mesma é o primeiro passo para uma vida feliz e saudável, quando nos sentimos bem parece que tudo sai como o planejado, na maioria das vezes pelo menos.

Desde crianças, somos estimados por onde passamos. Esperam de nós educação, cordialidade, obediência, alimentação correta, entre muitas outras coisas. Porém, na medida em que vamos crescendo, acabamos decepcionado as pessoas a nossa volta, o que é absolutamente normal.

Mas, como ainda somos imaturos, temos a impressão de que não somos bons o suficiente, o que não passa de uma grande mentira. Com isso, desenvolvemos a autoestima baixa, ou autoestima negativa. O que é extremamente ruim para qualquer pessoa. 

O que é autoestima? 

A autoestima nada mais é que a percepção que temos de nós mesmos, ou seja, um auto-julgamento de si. A maneira de agir, de pensar, sentimentos de inferioridade, superioridade, autocritica, etc. Tudo isso é a nossa autoestima, que está diretamente relacionada ao desenvolvimento do nosso EGO, segundo Sigmund Freud.

No mundo atual, percebe-se uma valorização exagerada dos padrões de beleza, que na maioria dos casos são inatingíveis, o que torna difícil uma pessoa conseguir manter um nível saudável de autoestima positiva. 

Nesse caso, é de estrema importância que você entenda que a beleza de um ser humano vai muito além da estética, da imagem exterior da pessoa. Outras coisas são mais importantes, como o caráter, o encanto, a humildade, entre outros. 

Para você ter uma autoestima positiva é necessário que aceite-se a si mesma, que reconheça seus defeitos e suas principais qualidades, pois ambos fazem de você quem você realmente é. A busca pela autoestima requer paciência e muita força de vontade, pois permanecer na foça é mais fácil do que sair para a superfície e encarar a realidade.

Como manter a autoestima positiva, mesmo com os problemas do cotidiano?

Autoestima positiva
A correria do cotidiano muitas vezes acaba interferindo de uma maneira negativa na nossa autoestima, deixando ela lá nos pés. 

Porém, você não deve deixar-se abater, pelo contrario, precisa lutar ferozmente. Para isso, é essencial que você tenha algumas coisas em mente: 

Tudo é aprendizado

Sim cara leitora, tudo na vida é um aprendizado, principalmente as coisas ruins que acontecem na vida. Acredite sem as dificuldades não seriamos nada, nada mesmo. Portanto, procure aprender algo com as coisas ruins também, relaxe e curta. 

Hábitos saudáveis 

Os filósofos gregos já sabiam que a mente anda em harmonia com o corpo, você precisa entender isso também. Sabe do que você precisa? Dormir bem, é isso que você precisa, umas oito horas de sono para ser mais claro, talvez dez. Uma alimentação saudável também é imprescindível.

Procure fazer exercícios físicos todos os dias, não estou dizendo para você ficar três horas na academia, não, claro que não. O que estou dizendo é: faça uma caminhada matinal, ande de bike, qualquer coisa que mexa esse seu corpo. 

Bom humor  

Sim, esse é essencial. O bom humor pode curar muita coisa, brincar com as dificuldades da vida é de longe um dos melhores caminhos. Mas, não basta somente brincar, tem que agir também. Portanto, sorria e faça algo a respeito.  

Com tudo isso concluímos que a autoestima é importante em todos os momentos da vida, pois, ela noa deixa mais seguros, confiantes, prontos para seguir em frente.



Comentários