Como superar a solidão e viver bem consigo mesmo

como superar a solidão

Pesquisas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, revelaram que um dos maiores medos dos seres humanos é a solidão absoluta. E você também tem medo da solidão? Será que você consegue conviver bem consigo mesmo?

Existem momentos em que a vida nos obriga a conviver sozinho. Esses momentos podem se tornar muito duros e até mesmo depressivos para várias pessoas, mas ao invés de lutar contra isso por que não aceitar esta prova que a vida está colocando na sua frente, a prova de conviver bem consigo mesmo.


Eu tenho três atitudes que eu tomo para conseguir viver melhor comigo mesma e são essas três atitudes que eu vou dividir com você.

Algumas atitudes que podem lhe ajudar a superar a solidão

A primeira atitude que eu tomei e que eu tomo até hoje pra conviver melhor comigo mesmo e desfrutar desses momentos de solidão é o autoconhecimento.

Autoconhecimento

Não existe nada melhor do que você conhecer as suas qualidades e também seus pontos fracos. Como em uma amizade com outra pessoa primeiro para você se tornar um grande amigo dela, você precisa conhecer quais são os pontos fortes, as qualidades e os defeitos dessa pessoa, certo?

Com você é a mesma coisa, você precisa se conhecer, você precisa saber os momentos em que você desliza, você precisa saber os momentos em que você é muito forte, você precisa conhecer sim as suas qualidades e seus defeitos.

E como você vai se autoconhecer? Meditando, fazendo yoga se você ainda não está acostumado a meditar e fazer yoga tem, várias outras possibilidades de se autoconhecer, como por exemplo: se for possível pra você, de repente fazendo uma terapia, uma análise, se não é possível pra você no momento existem livros, filmes, documentários, que vão te ajudar, vão te dar dicas para que você possa pouco a pouco e se conhecendo mais.

Assumir a responsabilidade pela sua vida 

Assumir a responsabilidade de ser feliz pra você mesmo
Atribuir a sua felicidade a outra pessoa é a mesma coisa que dar um tiro no pé.

Uma coisa é certa, ninguém vai poder te fazer feliz a não ser você mesmo, muitas vezes algumas pessoas pensam: quando eu encontrar o grande amor da minha vida, aí sim eu vou ser feliz, tudo vai ser lindo, cor de rosa e maravilhoso.

Só que essa é uma falsa crença, porque ninguém pode trazer a felicidade para você.

A felicidade não tem como chegar de fora pra dentro e se isso acontecer vai ser de forma mecânica, daqui a pouco passa.

A verdadeira felicidade é aquela que nasce dentro do coração da gente, quando a gente consegue acessar caminhos onde a felicidade vem de forma natural.

Eu já conheci também muita gente que quando começou a namorar ou se casou, se anulou.
Anulou a sua essência, começou a se transformar como que um personagem pra agradar a outra pessoa.

Quem tiver que gostar de você vai gostar tal qual você é, com seus defeitos e com as suas qualidades, sem precisar usar máscaras, sem precisar anular a sua essência.

Você é a sua melhor companhia

Pode parecer um pouco de loucura mas é verdade, às vezes a gente deixa de fazer algumas atividades por falta de companhia, como por exemplo: ir ao teatro, ao cinema, um jantar, enfim, atividades que geralmente a gente gosta de fazer com outras pessoas, mas quer dizer se você não tiver companhia você vai deixar de um cinema?

Se você não tiver companhia você vai deixar de ir ao teatro? Se você não tiver companhia você vai deixar de tomar uma cerveja numa tarde de verão? A gente precisa se tornar criadores da nossa felicidade, com total autonomia para isso.

Sem atribuir isso a outra pessoa, a partir do momento que me permite fazer essas atividades, eu vou te dizer que teve alguns momentos em que eu consegui rir bastante sozinha, sem mais ninguém.
Porque ao invés de ficar reclamando, chorando, lamentando ou ficar depressivo que a vida te coloca às vezes numa situação mas solitária, a melhor coisa é você aceitar a situação e desfrutar desse momento tão íntimo.

Você também gosta de no cinema sozinho? Você já saiu para jantar sozinho? Você sai às vezes tomar uma cerveja sozinho? Me conta aqui nos comentários, compartilhe conosco. :)

Comentários